Dados do Ministério da Saúde indicam que 1,8% da população doa sangue de forma regular, mas é  preciso aumentar este número

Imagem: Divulgação

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da ação. Com isso, os Hospitais Estaduais de Formosa, Luziânia, Trindade e São Luís de Montes Belos, por meio do projeto Amor Cantado, ação de humanização em saúde, se unem em campanhas para incentivar a doação voluntária de sangue.

Durante a pandemia as doações de sangue caíram cerca de 20% no estado de Goiás.  Neste período, o Hospital Estadual de Trindade (HETRIN), por exemplo, em parceria com o Hemocentro do Estado, realizou campanhas de doação para auxiliar no abastecimento do banco de sangue. O hospital recebeu a unidade móvel da Hemorrede para facilitar a participação de pessoas que desejavam doar sangue. Foi uma ação que mobilizou colaboradores, pacientes e toda a comunidade da região.

Os requisitos básicos para a doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento (com foto) válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam ter autorização dos pais ou responsáveis e, quem tem mais de 60 anos, precisa ter realizado pelo menos uma doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra gripe comum o prazo é de 48 horas.

“É de extrema importância que os hospitais participem das campanhas e convidem a população para a ação, pois a doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea salvam vidas”, afirma o diretor do IMED, Getro de Oliveira Pádua.

Para Hercílio Ramos, engenheiro e cantor voluntário do projeto Amor Cantado, a doação é algo simples e que pode ser feito por qualquer pessoa. “Em uma ação que dura 20 minutos você pode salvar a vida de alguém”, diz.

De acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular, número que ainda está um pouco abaixo 2% estabelecidos como ideais pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). É importante atuar para que esse número aumente e estimular mais pessoas para que passem a doar regularmente de forma que os bancos de sangue tenham  reserva viável.

A “live” Amor Cantado – Acolhimento Musical -, é transmitida para o Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual de Luziânia (HEL), Hospital Estadual de São Luís dos Montes Belos (HESLMB) e pelo Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), todos Hospitais do IMED. Além de ser transmitida pelo Youtube através do canal “TV IMED”.