Unidade promoveu treinamento e conscientização sobre a campanha de prevenção ao HIV

Foto: Divulgação

Para conscientizar colaboradores e pacientes sobre a importância de fazer um check-up anual e manter os cuidados com a saúde, o  Hospital de Urgências de Trindade (Hetrin), realizou ações da campanha Dezembro Vermelho, por meio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT).

Segundo o Técnico em Segurança do Trabalho, Carlos José Alves, a ação foi realizada com o objetivo de informar e conscientizar os colaboradores da unidade sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas principalmente por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. “A importância da ação foi ajuda, de alguma forma, a evitar que os colaboradores adquiram AIDS ou algum tipo de doença sexualmente transmissível. E, ainda, essa ação faz com que os colaboradores possam disseminar as informações recebidas, aconselhando seus familiares e amigos”, relata Carlos José.

Como parte da ação, ocorreram palestras, entrega de laços vermelhos que são símbolos da campanha para os colaboradores e folders educativos com informações. Cards digitais também foram elaborados para serem compartilhados por aplicativos de mensagens e redes sociais. De acordo com a coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hetrin e palestrante do evento a enfermeira Taiana Dias de Matos Ribeiro, ações como essas são de grande importância para preservar a saúde do colaborador e capacitá-lo para um atendimento de qualidade a população que precisa de assistência.

“Esse tipo de campanha é muito importante para trabalhadores da saúde, principalmente pra quem lida com assistência. Fortalecemos nosso Protocolo de Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico, já que o Hetrin é unidade referência para este atendimento para seis munícipios do Estado de Goiás. Nosso objetivo com as palestras é capacitar nossos profissionais para assistência adequada e de qualidade e para que a população receba o atendimento ideal para sua necessidade”, relata Taiana Dias.

Dezembro Vermelho

A campanha do Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei nº 13.504/2017, e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV), a Aids e outras IST, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

No Brasil, 694 mil pessoas estão em tratamento para a doença. Em 2021, 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia antirretroviral. Com isso, o tratamento já chega a 81% das pessoas diagnosticadas com HIV em todo o país. Desse total, 95% já não transmite o HIV por via sexual, por terem atingido carga viral suprimida, graças ao tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa marca ultrapassa a meta das Nações Unidas, que é de 90%.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), divulgados pelo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2021, mostram que em 2020 foram notificados 29.917 casos de Aids no país, ante 37.731 em 2019, o que representa uma queda de 20,7%. Segundo especialistas, ainda que se observe um arrefecimento, a situação ainda preocupa, uma vez que os registros de óbitos pela doença continuam. Em 2020, 10.417 por Aids, frente a 10.687 no ano anterior, o que representa uma queda de apenas 2,52%.

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hetrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content