Ação criada em Uberlândia (MG) visa conscientizar população sobre importância da saúde mental

O projeto Amor Cantado realizou na tarde desta quarta-feira (5), pelo Youtube, uma apresentação musical com o tema “Janeiro Branco”, campanha que visa promover ações de conscientização e proteção à saúde mental. A iniciativa foi criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia (MG). O mês foi escolhido por ser um período onde as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, emoções e relações sociais. A cor é alusiva a uma folha de papel em branco, onde podemos desenhar nossa própria trajetória.

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) – organização social que administra os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Luziânia (HEL), Formosa (HEF), São Luís de Montes Belos (HESLMB) e Centro-Norte Goiano (HCN) tem como premissa a oferta de qualidade de vida e bem-estar físico e emocional para pacientes e profissionais.

A própria live “Amor Cantado – Acolhimento Musical” foi desenvolvida com o objetivo de aliviar a dor emocional de pacientes hospitalizados. Nele, o engenheiro e cantor voluntário Hercílio Ramos faz apresentações temáticas ao vivo, tendo no repertório músicas da MPB, clássicos sertanejos e rock. No último ano foram abordados temas como Outubro Rosa, conscientização sobre a AIDS, prevenção do câncer de Pele, entre outros.

O Instituto também realiza o projeto Escuta Terapêutica. Trata-se de uma linha de comunicação exclusiva aberta entre funcionário e psicólogo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h. Desta forma, o profissional que precisa de apoio psicológico para lidar com qualquer tipo de problema tem, ao alcance de uma ligação ou envio de mensagem, a escuta terapêutica agendada.

“Com a chegada da pandemia, observamos o quanto a vida de cada pessoa foi afetada, por isso é de extrema importância que todos tenham cuidado com a saúde mental, algo que afeta não só o psicológico, mas também o físico” afirma o diretor do IMED, Getro de Oliveira Pádua.

Hercílio, Ramos cantor e apresentador do “Amor Cantado”, destaca o aumento nos casos de suicídio durante a pandemia, o que preocupa os responsáveis pela saúde no País. Para ele, ainda é possível amenizar esses números, mas somente com o auxílio médico.

A “live” Amor Cantado – Acolhimento Musical -, é transmitida para todos os hospitais geridos pelo IMED e também pelo canal do Youtube: “TV IMED”.

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br