O Hospital de Urgências de Trindade destaca a importância da fisioterapia no auxílio a recuperação de pacientes com Covid-19.

Dia da Fisioterapia, Foto: Divulgação

Em 8 de Setembro é comemorado o Dia Mundial da Fisioterapia, data instituída em 1996 pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT – World Confederation for Physical Therapy), entidade que conta com mais de 250 mil profissionais pelo mundo, com o objetivo de homenagear todos os fisioterapeutas do mundo que se dedicam a ajudar as pessoas a superarem obstáculos, como doenças musculares, além do auxílio na recuperação de diversas doenças.

A Fisioterapia é uma ciência que estuda, faz o diagnóstico, previne e ajuda na recuperação de pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas. O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Sendo assim, o profissional dessa área oferece para as pessoas uma melhor qualidade de vida.

Atuação da Fisioterapia no Auxílio aos Pacientes

O Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), ressalta que a fisioterapia é de crucial importância para o bom andamento do tratamento de pacientes com Covid-19. Os profissionais atuam nas equipes de atendimento de terapia intensiva ou no trabalho de auxílio a recuperação dos pacientes no pós-internação. A atuação da fisioterapia pode acelerar o processo de recuperação de pacientes, diminuindo o risco de sequelas após a internação, além de evitar complicações cardiorrespiratórias em pacientes internados, auxiliando também na recuperação da capacidade pulmonar e motora de quem se recuperou ou está se recuperando da doença.

De acordo com Jucelino Libarino o coordenador do de departamento de fisioterapia do Hutrin, “O Covid-19 é uma doença que ataca principalmente os pulmões e dessa forma o paciente desenvolve uma incapacidade de absorver o oxigênio, sendo assim o fisioterapeuta ajuda a suprir essa necessidade de oxigênio do paciente”.

Para os pacientes com Covid-19 que não necessitam de fisioterapia são aplicadas iniciativas de prevenção para evitar o agravamento da doença.