Tanque foi instalado em abril de 2020 para atender, inicialmente, pacientes diagnosticados com Covid-19

Foto por Camila Braunas

O Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) foi um importante aliado da população na luta contra a Covid-19 no estado de Goiás. Para acolher os pacientes acometidos pela doença, o hospital adaptou-se rapidamente para garantir à população um centro de atendimento moderno e eficaz.

Em abril de 2020, o Hospital instalou um tanque de oxigênio de 3.000 metros cúbicos. O sistema foi implantado para garantir oxigênio suficiente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), inaugurada em maio do mesmo ano a fim de atender exclusivamente pacientes acometidos pelo coronavírus.

As obras garantiram um dos importantes insumos para o tratamento contra a doença, considerando que um dos principais sintomas da Covid-19 é conhecido como infecção do sistema respiratório, situação que dificulta a respiração e pode levar a outras doenças, como a pneumonia.

Além do tanque, a unidade investiu em cilindros extras de oxigênio, sendo 10 de 10 m³ e 12 de pequeno porte pronto para uso, com 1m³ cada.

“Em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado, planejamos a instalação e a canalização do oxigênio no Hospital. Essa decisão acertada resultou no excelente trabalho desenvolvido pelo Hutrin na pandemia”, contou Getro de Oliveira Pádua, diretor do hospital.

Em pouco mais de sete meses, a unidade atendeu mais de 8,5 mil pacientes no Pronto-Socorro e deu alta para 180 pessoas que precisaram de internação. Os atendimentos da ala Covid-19 foram encerrados no início de dezembro para a unidade retomar as cirurgias eletivas, procedimentos cirúrgicos não-urgentes, paralisados em abril devido a pandemia.

Os leitos da Unidade de Terapia Intensiva, o tanque de oxigênio e os cilindros extras continuam à disposição da população e, atualmente, são utilizados para atender pacientes de urgência e emergência com os mais variados tipos de enfermidades.

_____________________________________________

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br