Ampliação continua e vai triplicar capacidade de atendimento

A inauguração da nova recepção do ambulatório e do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos – Hetrin, unidade gerenciada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), aconteceu na última terça-feira (07/2). Com 11 meses de obras, foi entregue a segunda fase da ampliação e reforma, que conta com um espaço amplo, confortável e humanizado, com capacidade para 100 pessoas sentadas, fraldário, banheiros masculinos e femininos convencionais e com acessibilidade, além de dois aquários com capacidade para 500 litros de água, com cerca de 15 peixes cada.

Com a presença do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; o Secretário de Saúde do Estado, Sérgio Vencio; o prefeito de Trindade, Marden Júnior, e demais autoridades locais, a solenidade contou com o corte simbólico da fita na entrada da nova recepção e a presença da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que realizou a doação de kits maternidade para gestantes da cidade. Caiado conheceu a estrutura e conversou com a população, que continua sendo atendida durante a fase de obras. “Depois dessa inauguração nós vamos para o novo pronto-socorro e, então, para a maternidade, que vai atender não só a cidade, mas toda a região”, afirmou o governador.

A próxima fase da ampliação será o pronto-socorro, que deve ficar pronto em três meses, e a maternidade, cuja previsão de conclusão é em agosto. Ao final dos serviços, o Hetrin terá 149 leitos, entre eles 20 de enfermaria para clínica cirúrgica e 20 de UTI; quatro salas cirúrgicas; cinco quartos de isolamento e três para parto normal. “O Estado não gasta dinheiro com Organizações Sociais (OSs), gasta com a saúde da população, pois essas organizações gerenciam a saúde e cuidam da vida dos pacientes”, ressaltou o secretário Sérgio Vencio. Ele destacou ainda a excelência do atendimento prestado e a qualidade dos hospitais estaduais.

A ampliação da estrutura física e tecnológica foi integrada com a humanização do ambiente, colaborando com o processo terapêutico do paciente, acompanhante e funcionários. “Para nós a entrega dessa obra é a realização de um sonho. E sempre que uma missão nos é dada, ela é cumprida. Entregamos aqui mais uma etapa de uma obra de qualidade, baseada em muito estudo e planejamento para atender bem a população”, salientou a diretora do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), Maria Caroline Lazarini Dias.

Obras e ampliação

A primeira etapa da obra – o SADT – foi entregue em maio do ano passado e possui 05 consultórios para atendimento ambulatorial, 01 sala de Tomografia, 01 sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e 01 Sala de Comando da Tomografia. Além disso, houve a realocação e ampliação da Sala de Raio-X, onde foi instalado um equipamento novo e mais moderno. Desde sua inauguração, foram realizados mais de 10 mil exames de imagem.

Para a ampliação do hospital, o Governo de Goiás está investindo cerca de R$ 50 milhões. No final da ampliação, o Hetrin contará com 149 leitos. No geral, serão seis de observação; dois de emergência; 14 de alojamento conjunto; 20 de enfermaria para clínica cirúrgica e 20 de UTI; 90 de clínica médica; quatro salas cirúrgicas; cinco leitos de Recuperação Pós-Anestésicos (RPA); cinco quartos de isolamento e três quartos para parto normal (PPP).

As obras devem terminar em meados de 2023, porém todos os serviços do hospital serão mantidos e nenhum cidadão deixará de ter atendimento durante esse período. A intenção é que as reformas e as ampliações continuem sendo entregues em fases, para a rápida disponibilização dos novos espaços.

“Até o momento eu sou muito firme nos meus elogios ao IMED, que tem recebido muitas homenagens em todas as cidades que está à frente do atendimento à saúde”, confirmou o governador, agradecendo nominalmente à “Carol” (Maria Caroline, diretora do IMED), à Dra. Érica Ortolan e à diretora do Hetrin, Vânia Fernandes.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade

Isabela Maione – isabela.maione@ecco.inf.br com informação da SES-GO