O perfil do hospital está voltado para cirurgias eletivas e atendimento de urgência e emergência

Desde o início das obras de reforma e ampliação, o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) registrou aumento no número de pacientes no pronto-socorro, atraídos pela infraestrutura e atendimento da unidade. Enquanto, em novembro, o hospital recebeu cerca de 5.700 pacientes, em janeiro deste ano o número saltou para 6.400, sendo que a maioria desses atendimentos foram de caráter pouco urgente ou não urgente (60%). O aumento é tão significativo que só na primeira quinzena de fevereiro o hospital registrou uma média de 237 atendimentos diários, 46 a mais que a média do mês de novembro de 2022.

Esse aumento tem exigido ainda mais dos profissionais atuantes no pronto-socorro, que funciona 24 horas por dia. A equipe conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, biomédicos e demais profissionais para levar o melhor atendimento à população. Para os atendimentos de porta aberta, que recebe todos os pacientes, a unidade conta com o quadro de médicos completo atendendo simultaneamente. Antes de entrar para a consulta, todos os pacientes passam por triagem e são classificados de acordo com o Protocolo de Manchester para identificar a gravidade de cada caso.

Além do atendimento de urgência e emergência, o Hetrin é uma unidade com perfil hospitalar de assistência de baixa e média complexidade com perfil cirúrgico eletivo, ou seja, que realiza cirurgias programadas, sem teor de urgência. A unidade dispõe hoje de serviços de cirurgia geral, obstetrícia, urologia e vascular, como por exemplo colecistectomia, hernioplastia, histerectomia, laqueadura, cistotomia, prostectomia, vasectomia, tratamento cirúrgico de varizes bilateral sem retirada de safena entre outras.

Mesmo com todo o processo de reforma em pleno andamento, nenhum serviço oferecido pelo Hetrin foi interrompido. A inauguração do novo Pronto-Socorro para atendimento de urgências e emergências está prevista para o meio deste ano.

Para a diretora da unidade, Vânia Fernandes, o atendimento prestado continua com a mesma qualidade, mesmo durante essa fase de reforma e ampliação. “Registramos um aumento no número de atendimentos no pronto-socorro e estamos em pleno funcionamento para atender a todos”, afirma ela, lembrando que, considerando o perfil de média complexidade do Hetrin, também é possível buscar atendimento para casos mais simples na rede básica de saúde do município.

Com a entrega das próximas fases das obras, o Hetrin conseguirá ampliar ainda mais seu atendimento, bem como elevar o número de leitos. Ao todo, a unidade contará com 149 leitos. No geral, serão seis de observação; dois de emergência; 14 de alojamento conjunto; 20 de enfermaria para clínica cirúrgica e 20 de UTI; 90 de clínica médica; quatro salas cirúrgicas; cinco leitos de Recuperação Pós-Anestésicos (RPA); cinco quartos de isolamento e três quartos para parto normal (PPP). Ou seja, o triplo de leitos que o hospital possui atualmente.

Classificação de risco

Sempre que um paciente chega para atendimento de urgência e emergência no Hetrin, é protocolo passar pela triagem a fim de fazer sua classificação de acordo com a gravidade de seu quadro clínico. Assim, as pessoas que apresentam risco de vida são atendidas primeiro.

As classificações são divididas por cinco cores. O método do Protocolo de Manchester é um dos mais utilizados no mundo. O vermelho significa emergência e o paciente deve ser atendido imediatamente, pois apresenta risco de morte; o laranja é muito urgente, considerando que o paciente pode esperar, no máximo, 10 minutos para ser atendido, pois apesar de apresentar risco de morte, ele está um pouco mais estável que o anterior. Na cor amarela estão os casos urgentes, nos quais a gravidade é moderada e o tempo de espera pode ser de 50 minutos. A cor verde representa casos pouco urgentes e é indicado para situações menos graves, sendo que paciente pode esperar até duas horas. Por último, o indicador azul, são para casos não urgentes, classificação mais baixa que envolve problemas simples. Assim, o paciente pode esperar até quatro horas.

Os casos que envolvem serviços básicos, com a classificação de azul ou verde podem ser atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município de Trindade e dos municípios próximos. Esses centros são os responsáveis pela avaliação primária e inserção de pacientes graves que necessitam de atendimento especializado no sistema de regulação.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade

Isabela Maione – isabela.maione@ecco.inf.br