A amamentação é a principal nutrição para os bebês durantes seus primeiros dias de vida. Recomenda-se que até os seis meses de idade eles sejam alimentados somente com leite materno. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, criada pela OMS / UNICEF em 1992, é atualmente o movimento social mais difundido em defesa do aleitamento. É comemorado em mais de 120 países, de 1 a 7 de agosto. Aniversário da Declaração de Innocenti, assinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em agosto de 1990 para a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

No Brasil, o Ministério da Saúde promove a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para todo o País, assim como a elaboração e distribuição de peças publicitárias e materiais informativos.

Incentivo a amamentação

No Hutrin os bebês recém-nascidos ficam perto de suas mães e são amamentados na primeira hora após o parto. O colostro, o leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para esses bebês. Pois é nutritivo e ajuda a proteger o bebê contra infecções. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

“O leite materno ajuda no desenvolvimento da criança, protegendo sua saúde, pois supre todas as necessidades nutricionais, evitando problemas como a desnutrição, risco de contaminações de outros leites e entre outros”, pontua a enfermeira da clínica obstétrica do Hospital de Urgências de Trindade, Gabriella Bandeira.

Maternidade Hutrin

A maternidade do Hutrin possui corpo clínico obstétrico especializado com infraestrutura adequada para atender as necessidades das mães e de seus recém-nascidos. Na unidade, antes da pandemia do novo coronavírus, eram realizados cerca de 39 partos semanais. Com a preocupação de garantir a saúde desses pacientes e para evitar possíveis aglomerações no hospital, são realizados 20 partos atualmente.

Ao todo são 15 leitos obstétricos, 15 berços neonatais, 2 berços aquecidos, 1entubadora e 1 fototerapia. Na sala de parto todos os recém-nascidos recebem uma identificação através de pulseiras no tornozelo direito com a mesma numeração de identificação da pulseira da mãe. Após o nascimento, os bebês são levados para o berçário onde é tirada todas as medidas antropométricas, além de receberem vitamina K e o primeiro banho é realizado pela equipe de enfermagem.

Enquanto isso, a mãe passa pelo processo de sutura e estando tudo certo, segue para o leito, onde fica de 24 a 48 horas. Durante a permanência na unidade, todos os recém-nascidos são submetidos a avaliação pediátrica, com cuidados e orientações que tudo garantam a saúde dos pequenos e tranquilidade às mamães. A amamentação é estimulada constantemente por profissionais de saúde multidisciplinar, médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem e assistentes sociais. No Brasil, agosto foi instituído o mês do aleitamento pela Lei n° 13.435/2.017.