Unidade realizou mais de 100 procedimentos em menos de 15 dias

Foto: Divulgação

A retomada das cirurgias eletivas pelo Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), que estava com perfil assistencial dedicado, principalmente, aos casos de Covid-19, demostra o quanto elas são necessárias para a população do município e cidades vizinhas. Os procedimentos recomeçaram no início do mês de março e somente nos primeiros 15 dias, a unidade realizou mais de 100 cirurgias de baixa e média complexidade como colecistectomia (retirada da vesícula biliar), hérnias (umbilical, inguinal e fissional) e laqueadura.

“Estamos muito felizes em contribuir com o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes que precisam de procedimentos cirúrgicos. Essa retomada, sem dúvida, está sendo muito importante para a região”, disse Vânia Fernandes, diretora do Hetrin.

As expectativas são boas também para a paciente Ester Gomes Alves, de 27 anos, moradora do município de Firminópolis. Ela está internada na unidade para realizar uma colecistectomia. “Estou bem confiante com o procedimento, pois toda a equipe da unidade é atenciosa, educada e me atendeu muito bem’, afirma Ester.

A dona de casa Abadia Silva da Cruz, de 59 anos, residente em Itaquaral, passou recentemente por cirurgia de retirada de vesícula e conta que se sentiu segura e muito feliz após o procedimento. “O procedimento foi bem tranquilo e agora é só continuar seguindo as instruções do médico em casa para ter um bom pós-operatório”, disse.

É importante ressaltar que todos os pacientes que passam por cirurgias são encaminhados ao Hetrin pelo Complexo Regulador em Saúde de Goiás, responsável por intermediar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes dos procedimentos, eles são avaliados por meio de consultas e exames pré-operatórios para garantir o sucesso das intervenções cirúrgicas.

“Nossos profissionais, bem como nossa infraestrutura, estão preparados para acolher a comunidade. Temos 23 leitos de enfermaria na clínica cirúrgica para oferecer conforto e comodidade aos pacientes no pré e pós-operatório”, finaliza Vânia Fernandes.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)