TODOS OS ATENDIMENTOS SÃO DO SUS

A linha de cuidado no SUS é iniciada na primeira vez que você acessa o sistema, seja por sua porta de entrada prioritária, que são as Unidades Básicas de Saúde ou por algum serviço de Urgência e Emergência, como o SAMU, UPAs, pronto-atendimentos e emergências hospitalares.

Caso seja necessária uma internação hospitalar, é solicitada a regulação da vaga, buscada junto ao estabelecimento de referência, dependendo da especialidade e da região. Nesse sentido, um dos objetivos da Secretaria Estadual da Saúde é modernizar o processo de regulação e qualificar a regionalização dos serviços do SUS, trabalhando para que a população encontre o que precisa na sua própria região, evitando sobrecarregar o atendimento na capital. Assim o Hutrin oferece à população de Trindade e região 42 leitos, sendo 15 deles para assistência ao parto em alojamento conjunto. Em fase de ampliação, o hospital deve abrigar em breve mais leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

PASSO A PASSO PARA O PACIENTE:

  1. Recebe atendimento em uma unidade básica de saúde em seu município de residência ou nas proximidades.
  2. Caso haja necessidade, um especialista solicitará encaminhamento via Central Regional de Regulação de acordo com a pactuação estabelecida entre seu município e outra cidade que ofereça o atendimento.

A vaga solicitada é identificada e sinalizada para central de onde partiu o pedido.

  1. O usuário é deslocado para unidade (estadual ou da rede conveniada) com a disponibilidade previamente agendada e que já o aguarda para realizar atendimento.

É importante que o paciente conheça esse caminho para receber um atendimento eficaz.

 

Pular para o conteúdo