Certificação do PNCQ reconhece excelência dos resultados clínicos do hospital

O laboratório de análises clínicas do Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) – foi certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, pelo segundo ano consecutivo. Através do programa, os laboratórios classificados como “excelentes” são reconhecidos pela performance diferenciada que possuem em termos de controle de qualidade, garantindo assim confiabilidade e fidelidade aos laudos emitidos.

O reconhecimento foi oficialmente concedido ao Laboratório de Análises, que abrange exames nas áreas de bioquímica, hematologia, imuno-hormônio, uroanálise, parasitologia, coagulação, microbiologia e gasometria. O certificado de excelência concedido pela manutenção de um bom resultado de maneira constante em 2022 se refere a exames realizados periodicamente na unidade nas diversas áreas de atuação do laboratório, auxiliando na avaliação do quadro clínico dos pacientes e na determinação das condutas de tratamento adotados pelo hospital.

“Receber por mais um ano a condição de excelência no Programa Nacional de Controle de Qualidade reflete a estabilidade do sistema analítico laboratorial e, consequentemente, maior segurança e confiabilidade na liberação dos laudos”, ressalta Jennifer Fernandes, coordenadora da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do Hetrin, unidade gerenciada pelo Imed (Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento).

Confiabilidade nos resultados

O Programa Nacional de Controle de Qualidade avalia, anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições de 11 países da América Latina e Europa. Ele é provedor de ensaios de proficiência e produtor de amostras-controle e material de referência para laboratórios, bancos de sangue, organizações de diagnóstico in vitro e no segmento de alimentos, análise de água, medicamentos e cosméticos.

Mensalmente, são enviadas amostras nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Uroanálise e Parasitologia, para análise e conferência junto ao programa de controle de qualidade. Conforme a média de avaliação mensal dessas amostras, é conferida uma nota à instituição.

O Controle Externo de Qualidade ou Ensaio de Proficiência tem por finalidade monitorar a estabilidade dos processos e procedimentos realizados. Através do serviço é possível avaliar as atividades laboratoriais, diagnosticar desempenhos inadequados, utilizar os resultados como ferramenta de gerência para promover ações de melhoria e aperfeiçoar o padrão de desempenho das equipes.

O PNCQ classifica os laboratórios participantes do Programa Externo do Controle da Qualidade em excelente, bom, regular e ruim. A categorização é dada de acordo com o grau de acertos nos laudos das amostras-controle do Controle Externo da Qualidade.

Assessoria de comunicação do Hetrin

Isabela Maione – isabela.maione@ecco.inf.br