Neste período, o hospital realizou mais de 150 mil atendimentos no Pronto-Socorro

Há três anos, o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos, popularmente conhecido como Hetrin, passava a integrar o portfólio de unidades gerenciadas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED. Ao assumir, a Organização Social sem fins lucrativos foca na qualidade e humanização do atendimento à população.

Em 36 meses, o Hetrin realizou mais de 150 mil atendimentos em Pronto-Socorro, 70 mil consultas eletivas, 70 mil consultas multiprofissionais, 5 mil cirurgias, 9 mil internações e mais de 300 mil exames – serviços que refletem no índice de satisfação do usuário, que registra “bom” e “ótimo” acima de 92% desde o início da gestão. 

Nesse período, a unidade também contou com a contratação de profissionais, investiu em equipamentos digitais, implantou sistema de gases medicinais e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos, estabeleceu novos processos de gestão e um programa de capacitação contínua para colaboradores de todas as áreas. O resultado pode ser expresso no número de serviços prestados.

A unidade conta com mais de 300 colaboradores, que atuam com a missão de promover a saúde em sua integridade. Com atendimento humanizado e  foco na excelência da qualidade, a Organização Social  está  comprometida na busca do aperfeiçoamento contínuo para melhor atender a população.

Modernização e ampliação

A unidade está passando por uma grande obra de reforma e ampliação, o que triplicará o número de leitos para atendimentos dos moradores de Trindade e toda a Região. A fachada, bem como a parte interior, será completamente modernizada: ambulatórios, recepções, maternidade, laboratório e o bloco administrativo.

A primeira fase da obra já entregue conta com o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). O novo setor inclui 05 consultórios para atendimento ambulatorial, 01 sala de Tomografia, 01 sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e 01 Sala de Comando da Tomografia. A sala de raio-x também foi realocada e ampliada, onde foi instalado um novo e moderno equipamento. O espaço também dispõe de 01 Sala de ECG, 01 Sala de Ecocardiograma, 01 sala de Ultrassonografia e 01 Sala de Laudos.

Desde sua inauguração, em maio de 2022, foram realizados mais de 5.400 exames de raio-X e mais de 1.100 tomografias.

Certificação

Nesse período, o Hetrin foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por meio do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde – IBES, por atender os padrões de qualidade e segurança definidos pela entidade.

Essa conquista gera inúmeros benefícios para a população, pois reforça o compromisso que a direção e todos os profissionais têm na melhoria contínua dos processos internos para garantir sempre o melhor atendimento ao paciente. A Acreditação cria uma cultura de aperfeiçoamento, aumenta a performance das equipes, otimiza tempo e minimiza as burocracias.

O laboratório de análises clinicas da unidade recebeu recentemente o certificado do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), com chancela de excelência em nível nacional. A certificação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos pré-estabelecidos, promover assistência de excelência no setor e tem validade de um ano. O PNCQ é o maior programa de validação de testes do Brasil, atuando ainda em diversas associações científicas internacionais.

As conquistas da unidade reforçam o compromisso que o Hetrin e todos os profissionais têm com a saúde, gerando benefícios para a população, com entrega de resultados e melhoria contínua dos processos internos. O objetivo é   garantir sempre o melhor atendimento ao paciente.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)

Camila Braunas e Isabela Maione

camila@ecco.inf.br – isabela.maione@ecco.inf.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content