Os 14 colaboradores recém-eleitos para participar da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) receberam treinamento entre os dias 22 e 23 de junho. A capacitação foi ministrada pela enfermeira do trabalho Nara Borges, que falou aos profissionais sobre saúde hospitalar e primeiros socorros. Além disso, explicou as normas regulamentadoras da comissão.
Para o Técnico de Segurança no Trabalho do Hutrin, Carlos Santos, a CIPA pode gerar resultados muito importantes para a produtividade do hospital, pois além de aumenta a motivação dos profissionais ela ajuda a reduzir o índice de acidentes e doenças ocupacionais. “O cipeiro tem o importante papel de levar educação permanente aos profissionais da instituição e o resultado das ações educativas aplicadas favorece a saúde e a segurança de todos os colaboradores”, diz Santos.
Eleições CIPA
A votação para formação da CIPA aconteceu entre os dias 28 e 30 de maio. A escolha teve com foco as boas práticas dos candidatos. O mandato de todos os cipeiros terá duração de 1 ano, podendo haver reeleição. A comissão é composta por 14 colaboradores, sendo 7 eleitos em votação interna e outros 7 indicados pela diretoria do Hutrin.
O objetivo dos integrantes da CIPA é desenvolver atividades de prevenção de acidentes tantos para os funcionários como para os pacientes do Hospital. Por meio de informações, orientações, esclarecimentos e ações em conjunto com a área de controle de infecção hospitalar. A comissão atuará ativamente para garantir a aplicação de todas as NRs (Normas Regulamentadoras) e acordos laborais adjacentes, respectivos à saúde. A CIPA é uma exigência do Ministério do Trabalho regulamentada pela norma nº 05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, e atualizada pela Portaria SIT nº 247, de 12 de julho de 2011.
Confira fotos: