“Trabalhe com segurança e viva com qualidade” foi o lema da Semana que visa conscientizar colaboradores sobre a importância de prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Colaboradores do HETRIN participam do SIPAT 2022. Foto: Divulgação

Os hospitais estaduais de Formosa (HEF), Trindade (Hetrin) e Centro-Norte Goiano (HCN) realizaram, na última semana (21 a 25/11), a SIPAT 2022 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Administrados pelo IMED – Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – as três unidades tiveram uma programação com atividades voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, contribuindo para a segurança e qualidade de vida de seus colaboradores dentro do ambiente de trabalho. As palestras e atividades foram realizadas de forma presencial e online.

A SIPAT é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT) com o intuito de reforçar a segurança dos colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho. A semana teve o lema “Trabalhe com segurança e viva com qualidade”.

Atividades SIPAT 2022

Na segunda-feira (21/11) foi abordado o tema Saúde Psicológica Pós-Pandemia e a Segurança Psicológica, ministrado pelo gerente de Gestão de Pessoas, Adelson Júnior e a diretora de Gestão de Pessoas, Ângela Chagas.

As três unidades ofereceram aos seus colaboradores, na terça-feira (22/11), uma palestra sobre a Segurança no Trabalho Pós-pandemia, realizada pelo Supervisor de Segurança do Trabalho do IMED, Carlos José (Hetrin); a técnica de segurança no trabalho, Thaimara Santos (HEF) e a responsável técnica da equipe de fisioterapia do HCN, Jéssica Santos – que também realizou exercícios laborais. Os colaboradores de Formosa e Trindade também participaram de ginástica laboral com o fisioterapeuta Marcelo Alves (HEF) e com estagiárias do curso de Fisioterapia (Hetrin).

O advogado do IMED, Dr. Paulo Leme, realizou na quarta-feira (23/11) uma palestra presencial, com transmissão online para todas as unidades, sobre Assédio Moral, um assunto importante sobre as dificuldades dos relacionamentos interpessoais. Ao final, ele dedicou um tempo às perguntas e esclareceu todas as dúvidas dos participantes.

No mesmo dia também foi realizado um momento para alertar sobre os cuidados com a alimentação e a importância da nutrição saudável, com a equipe de nutricionistas de cada hospital: Ludmila Tavares (HEF), Tatiane Silva e Larissa Lorrayne (Hetrin), e Geisson Fernandes (HCN).

“Qualidade de vida no ambiente de trabalho” foi a reflexão da palestra online na quinta-feira (24/11) com a Supervisora de Saúde Ocupacional, Mônica Diniz. É a partir da pesquisa de clima organizacional que a empresa pode entender a percepção dos funcionários e promover melhorias com impacto na motivação, produtividade e resultado financeiro.

“Infecção sexualmente transmissível” foi tema do painel mediado com as profissionais Débora Rodrigues e Stefany Barros, no Hospital Estadual de Formosa (HEF); Taiana Dias Ribeiro, pelo Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) e a equipe da área da Saúde Ocupacional do Hospital Estadual do Centro Norte Goiano (HCN).

Na sexta-feira (25/11), último dia da SIPAT 2022, além de novas dinâmicas de ginástica laboral, também houve palestra reforçando a importância do exame periódico e do controle vacinal com as equipes da Saúde Ocupacional de cada uma das unidades. O encerramento aconteceu de forma online, reunindo toda a Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança no Trabalho (GEPS) e Diretorias.

Assessoria de Comunicação IMED