A ação foi realizada para garantir conhecimento de procedimentos de segurança aos ocupantes do hospital em caso de incêndio

Colaboradores treinam protocolos de segurança durante simulação de incêndio

O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) – realizou a 2ª simulação de abandono do hospital em caso de incêndio. O treinamento realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT) aconteceu para preparar brigadistas e colaboradores no combate ao fogo. A ação também testou o conhecimento dos participantes na retirada de pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores em caso de emergência.

O treinamento foi liderado por Carlos José, Supervisor de Segurança do Trabalho do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organização social que administra o Hetrin. O simulado foi realizado seguindo o Plano de Abandono do Hospital e procurou mostrar situações reais em caso de incêndio e a melhor forma de contornar a situação de maneira ordenada e rápida.

A simulação foi destinada à Brigada de Incêndio/Emergência do Hetrin, que é composta por colaboradores de diversos setores que se voluntariam para participar de ações de combate ao incêndio da unidade. Essa equipe é treinada para comandar a evacuação do prédio, orientação de pacientes e acompanhantes e também na prevenção, por meio da checagem de extintores, saídas de emergência e outros.

O ensaio abordou desde a detecção de um princípio de incêndio e seu controle até o pedido de ajuda ao Corpo de Bombeiros e a desocupação com toda a segurança necessária. “Entre as ações preventivas, é fundamental realizar capacitações periódicas para nossos brigadistas e realizar a checagem do sistema de prevenção ao incêndio”, afirma Carlos José.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)

Isabela Maione – isabela.maione@ecco.inf.br