A ação teve como objetivo reforçar o respeito e o cumprimento de boas práticas para assegurar um ambiente de trabalho justo e harmonioso

O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) – unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) – realizou recentemente uma roda de conversa sobre compliance. O conceito deriva do inglês “Comply” que significa estar em conformidade. Nas organizações, a política tem como objetivo minimizar riscos e guiar os profissionais para atuarem de acordo com a cultura e as diretrizes da Instituição, respeitando preceitos éticos, gerando assim um ambiente de trabalho justo e harmonioso.

Profissionais de diferentes setores, tais como Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Enfermagem participaram da ação. O responsável por apresentar o tema e presidir a roda de conversa foi o advogado Paulo Leme Filho. O momento serviu para compartilhar experiências e explicar um pouco mais sobre como funciona o canal de denúncias elaborado para que os profissionais possam reportar, de forma anônima, atos e condutas que violem os princípios propostos Pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organização social que administra o Hetrin.

Compliance

O termo surgiu há quase 50 anos junto com a criação do Banco Central dos Estados Unidos (FED). O objetivo era tornar o mercado financeiro um ambiente mais seguro, estável e flexivo.

A lei Anticorrupção dos EUA – Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), foi criada em 1970 para tornar mais rígida as penas contra instituições envolvidas em crimes de corrupção no exterior. Na época, esquemas de corrupção envolvendo empresas privadas e governos foram descobertos. Para melhorar a imagem perante o mercado e retomar a confiança dos clientes nas instituições, diversas companhias passaram a desenvolver ações de compliance.

No Brasil, a pratica demorou a ser adotada em grande escala, mas hoje a legislação brasileira é uma das modernas do mundo, abrangendo diversas diretrizes dentro de empresas e instituições.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)

Camila Braunas – camila@ecco.inf.br