A ação lúdica também reitera a importância da prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis

Foto: Divulgação

Nesta semana de carnaval, os colaboradores do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) desenvolveram uma ação lúdica denominada “Bloquinho da Saúde” para reforçar os cuidados para prevenção da Covid-19, bem como de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Formado por profissionais das áreas técnica, assistencial e administrativa, o bloco circulou por diferentes setores distribuindo preservativos, cards e cartões informativos.

A Enfermeira Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), Taiana Dias de Matos Ribeiro, diz que o intuito da ação foi promover, de forma lúdica e divertida, a conscientização e o fortalecimento das medidas preventivas contra doenças transmissíveis e infecções relacionadas à assistência à saúde. Foi ressaltada a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), higienização das mãos, prevenção a acidentes de trabalho com material biológico e contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Para a Analista de Recursos Humanos e idealizadora do projeto, Rebeca de Lima Queiroz, esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para os colaboradores e para o ambiente de trabalho. “Gera sentimentos positivos e benefícios para o clima organizacional, como a percepção de preocupação da empresa com a saúde de quem nela trabalha; promove motivação, engajamento, descontração, melhoria nos relacionamentos e satisfação em trabalhar em um hospital que promove ações diferenciadas”.

Para a diretora da unidade, Vânia Fernandes, “esse tipo de ação é importante também para que nossos colaboradores reforcem para familiares e amigos que  estamos na pandemia e cuidados preventivos são ainda necessários”.  A ação foi idealizada por meio do NVE, Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o departamento de Recursos Humanos.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)