Hetrin inicia parceria humanizada com grupo voluntário Missão Sorriso

Doutores palhaços têm como finalidade levar alegria, conforto e amor às pessoas internadas

Equipe e colaboradores do HETRIN posam para uma foto lado a lado, com o grupo voluntário Missão Sorrisos que são palhaços com fantoches.
Grupo voluntário Missão Sorriso com a equipe e colaboradores do HETRIN

O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos – (Hetrin) iniciou uma parceria com o grupo voluntário Missão Sorriso como forma de humanizar, ainda mais, o atendimento oferecido aos pacientes. Composto por palhaços voluntários, o grupo atua de forma lúdica e leva a alegria para os pacientes e seus acompanhantes, com mágicas, brincadeiras e muito amor. O grupo, que já atuou no Hospital Materno Infantil e no Hospital da Criança e do Adolescente, está expandindo seu atendimento para a região metropolitana.

Segundo o idealizador do grupo, Felipe Costa, o foco do projeto é a humanização. “Nós somos um grupo que se especializa em ser palhaço para levar a alegria aos hospitais de forma lúdica. Nosso grupo está preparado para lidar com todos, até porque nossa presença afeta todo o ambiente hospitalar, os pacientes, os acompanhantes e até os próprios profissionais”, afirma ele. O início da parceria aconteceu com a visita do Dr. Miolo Mole e a Dra. Pitchula, que estiveram na Unidade de Terapia Intensiva, clínicas médicas e cirúrgicas do Hetrin, levando alegria para pacientes internados, acompanhantes e colaboradores. Os palhaços também passaram pelo pronto-socorro e divertiram as crianças que estavam presentes no hospital.

Uma acompanhante falou sobre como o projeto pode ser importante. Segundo ela, quando a mãe estava internada em outra unidade, um momento de grande alegria era quando esses voluntários chegavam vestidos de palhaços, sorrindo e contando histórias. “Eu estou aqui no Hetrin acompanhando minha sobrinha, que está com trombose, e fico feliz de ver esse tipo de ação também neste hospital. A gente sabe que é possível mudar completamente o dia da gente”, relatou.

Para a diretora do Hetrin, Vânia Fernandes, a parceria com certeza será um sucesso, pois complementa um tratamento já humanizado e auxilia na saúde mental dos pacientes. “Eu acredito muito que o sorriso e o bem-estar mental são aspectos fundamentais no processo de melhora e na evolução dos nossos pacientes. Como nós estamos sempre em busca de um atendimento mais humanizado, a Missão Sorriso veio para contribuir”, salienta. A ação deve acontecer duas vezes por mês, aos sábados, de acordo com escala de voluntários.

Assessoria de Imprensa do Hospital Estadual de Trindade

Isabela Maione – isabela.maione@ecco.inf.br