O objetivo é ajudar na compreensão de familiares e demais sobre a rotina dos profissionais e dos tratamentos oferecidos aos pacientes nessa área

Foto: Divulgação

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma área restrita dentro do hospital para tratamento exclusivo de pacientes que necessitam de maiores cuidados e monitoramento 24 horas.  Para melhor informar aos pacientes e familiares sobre o funcionamento desse setor, o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) criou o “Manual da UTI”. Segundo a gerente de Enfermagem da unidade, Pollyana Bueno Siqueira, o objetivo é trabalhar junto à família para esclarecer sobre o funcionamento de cada equipamento, detalhes de cada tratamento e o papel de cada profissional envolvido.

O manual conta com 8 páginas e está dividido entre textos e imagens ilustrativas que facilitam a compreensão do conteúdo. Ele será disponibilizado pela unidade em PDF via aplicativos como WhatsApp e também será impresso em papel. A equipe de colaboradores que atua na área ficará responsável por repassar para pacientes e familiares.  Pollyana ressalta que manter o apoio entre o paciente e família é de extrema importância para a recuperação. “A UTI é considerada um ambiente hostil e invasivo, sendo um setor que utiliza aparelhagens e várias técnicas terapêuticas. Compreender seu funcionamento é importante para o emocional de todos os envolvidos e essa foi nossa motivação ao criar o manual no Hetrin”.

A UTI é classificada de acordo com a idade do paciente, podendo ser neonatal, pediátrica ou adulta e por sua especialidade – cardiológica, cirúrgica, neurológica, etc. Um paciente pode necessitar de internação na unidade por diversos motivos, como agravamento do estado de saúde ou por ter sido submetido a uma cirurgia de grande porte que necessita de cuidados intensos e complexos.

Criado a partir da iniciativa de uma colaboradora do Hetrin, o manual será distribuído também pelas demais unidades hospitalares geridas pelo Instituto de Medicina, Pesquisa e Desenvolvimento (IMED) em Goiás. São eles o Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual de Luziânia (HEL), Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos (HESLMB) e Hospital Estadual do Centro Norte Goiano (HNC).

Foto: Divulgação

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br