Unidade hospitalar alcançou acreditação nível 2 após cumprir critérios de padrões de qualidade e segurança

IMED - Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento | HETRIN - Hospital Estadual de Trindade | Certificado de qualidade plena pela ONA
Profissionais comemoram a conquista de serem Acredita Pleno em frente da unidade

O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), unidade do Governo de Goiás com gestão do IMED (Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento), referência em atendimentos na cidade e região, consolidou a excelência do trabalho que presta à população ao conquistar o segundo nível do certificado de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como Acreditado Pleno. “A busca pela qualidade no atendimento ao paciente é constante como meta do governador Ronaldo Caiado para todas as unidades da rede estadual de Saúde”, pontua o secretário Sérgio Vencio.

O segundo nível do modelo de acreditação brasileira tem foco nos processos, avaliando sua gestão e suas interações, além da segurança do paciente. A avaliação, realizada de maneira contínua, permite que as organizações se desenvolvam na segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional. A unidade, ao ser acreditada, comprova a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. “A continuidade da certificação proporciona muitos benefícios para a população e coloca toda a equipe de colaboradores alinhada para manter um atendimento de alto padrão voltado à comunidade”, afirma a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

Para o diretor geral do IMED, Getro de Pádua, o selo de certificado pleno mostra o empenho de toda a equipe na busca do aperfeiçoamento contínuo. “O selo de acreditação confirma que a assistência prestada pela equipe do Hetrin é baseada nas melhores práticas de qualidade e segurança para o paciente”, declara.

Metas

A unidade recebeu o certificado de Acreditado em 2021, passou por certificação de manutenção e em junho de 2023 conseguiu o selo de Acreditado Pleno, que exige cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada. A comprovação do reconhecimento da qualidade dos serviços prestados é um dos objetivos traçados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) nos contratos com as organizações sociais de saúde parceiras.

Para a coordenadora geral da qualidade do IMED, Ana Paula Lazarini, essa conquista é mais uma comprovação do reconhecimento da qualidade dos serviços prestados e beneficia instituição, colaboradores e pacientes. De acordo com Ana Paula, a certificação demonstra que o IMED está comprometido na oferta de serviços de excelência e que a certificação plena aumenta, ainda mais, a confiança de pacientes e profissionais da saúde na instituição.

Segundo a Organização Nacional de Acreditação, no estado de Goiás, 25 hospitais possuem acreditação hospitalar ONA (nível 1, 2 e 3). Destes, sete são Acreditados nível 1; 12 Acreditados Plenos nível 2 e, seis Acreditados com Excelência nível 3.

Ampliação

A evolução nos processos e na excelência do serviço prestado é resultado de uma gestão consciente e dos investimentos que o Hetrin tem recebido do governo de Goiás, por meio da SES-GO. Para a ampliação do hospital, o governo está investindo cerca de R$ 50 milhões. Após o término das obras, o Hetrin contará com 149 leitos, maternidade, mais salas cirúrgicas e maior conforto para a população.

O planejamento estratégico do Hetrin visa se tornar referência em outras áreas e continuar evoluindo seus processos para se tornar um Acreditado com Excelência.

Assessoria de Comunicação do Hetrin

Isabela Maione – isabela.maione@ecco.inf.br