Equipe e paciente no banho de sol

Iniciativa gera benefícios como melhora das funções cognitivas e do sistema imunológico 

A equipe multidisciplinar do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) está sempre trabalhando para humanizar o atendimento e tratamento ofertados na unidade. Pensando nisso, os pacientes internados com avaliação médica positiva estão sendo levados para tomar banhos de sol. De acordo com a psicóloga Poliana Alves, o resultado dessa ação tem sido muito positivo, trazendo benefícios para a pessoa hospitalizada.

“O banho de sol revigora o paciente, promove novo ânimo para continuar o tratamento que, muitas vezes, envolve um período prolongado de reabilitação respiratória e motora”, destaca a profissional. Poliana complementa que a luz solar traz benefícios psicológicos no enfrentamento da hospitalização ao melhorar os níveis de serotonina (hormônio do humor), a produção de melatonina (hormônio da regulação do sono) e auxiliar nas funções cognitivas e cicatrização de feridas, além de fortalecer o sistema imunológico. 

São aptos para esse processo os pacientes com estabilidade hemodinâmica – parâmetros normais de pressão arterial e frequência cardíaca, em ventilação mecânica – respiração por aparelho, ou em ventilação espontânea – respiração normal (sem auxiliar de oxigênio), ausentes de sedação.

É o caso do seu Luiz Afonso da Cruz, de 75 anos, residente de Goiânia. Após 16 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pneumonia e doença renal crônica, ele pôde sair para apreciar um pouco a luz do sol. “Foi um momento emocionante, ficamos felizes em poder proporcionar essa pequena alegria ao seu Luiz. São essas conquistas que nos trazem a gratificação”, relata Poliana.

Estudos apontam que a exposição diária ao sol, respeitando horários e o limite de tempo, pode trazer diversos benefícios para a saúde física e mental, como diminuir o risco de depressão, estimular a produção de vitamina D, melanina, prevenir doenças, ajudar no fortalecimento dos ossos e aumentar a sensação de bem-estar.

A coordenadora da UTI da unidade hospitalar, Elbiane da Costa Guimarães, destaca que o tratamento ofertado aos pacientes não envolve somente medicamentos e procedimentos. “O atendimento humanizado também é fundamental para a recuperação dos pacientes”. “A equipe do Hetrin acredita que um tratamento humanizado gera benefícios a curto e longo prazos na saúde e sempre investe em ações que possam reforçar e agregar na recuperação de seus internos, como banho de sol, comemorar aniversários e ter acompanhamento psicológico, entre outros”, relata a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content