Todos os colaboradores do Hutrin (Hospital de Urgências de Trindade) passaram por exames diagnósticos de Covid-19. Foram 226 procedimentos em profissionais em regime de trabalho presencial, colaboradores em escala de revezamento e terceirizados. Todos negativaram nos dois dias de testes: 28 e 29 de maio. No Hutrin há um protocolo para os colaboradores que são orientados a se afastar do trabalho se apresentarem sintomas de coronavírus.
A testagem faz parte de um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para levantamento epidemiológico sobre a prevalência do SARS-CoV-2 (COVID-19) em trabalhadores das Unidades Hospitalares no Estado de Goiás. Os 260 kits, recebidos pelo Hutrin de teste rápido, assim como todos os formulários para a realização do procedimento, foram fornecidos pela SES.
Metodologia do teste
Os funcionários foram submetidos ao teste rápido ou Imunocromatográfico, que é considerado o teste de triagem. A aplicação é bem simples: um furinho no dedo, como no exame para diabetes. Uma gota de sangue é colocada em contato com uma solução em superfície chamada tampão, que detecta anticorpos IgM/IgG (não reagente/reagente). Quando o paciente é detectado positivo deve fazer um segundo teste.
Todos os colaboradores testados também responderam a um questionário sobre sua situação de saúde e os dados vão ser tabulados em forma de relatório.