Os brigadistas colocaram em prática os conhecimentos sobre o uso de extintores conforme a classificação do fogo em simulação real

HETRIN | IMED | TREINAMENTO | BRIGADA DE INCÊNDIO
Colaboradores do Hetrin participando do treinamento da Brigada de Incêndio

O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), unidade do Governo de Goiás com gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, realizou nos dias 19 e 20 de abril o treinamento para a nova turma de brigadistas da unidade. Pensando na segurança de seus colaboradores, pacientes e da população em geral, colaboradores participaram do treinamento da Brigada de Incêndio com o objetivo de qualificar a equipe para ação em caso de emergência.

O treinamento foi organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT), em conjunto a brigada de emergência e também contou com a participação do engenheiro de segurança do trabalho e bombeiro civil, Diego Bezerra.

A capacitação foi dividida em duas etapas. Na primeira, a equipe estudou a parte teórica como os princípios e diferentes tipos de incêndio, atendimento de primeiros socorros às vítimas de diversos tipos de acidentes, protocolos de segurança dos brigadistas e das vítimas a serem socorridas, entre outros temas. Em um segundo momento, os brigadistas colocaram em prática os conhecimentos para uso de extintores, conforme a classificação do fogo em simulação real.

De acordo com Carlos José, Supervisor de Segurança do Trabalho do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organização social que administra o Hetrin, o treinamento é essencial para os colaboradores. “É fundamental que os brigadistas se sintam preparados para agir durante situações críticas, já que em casos de emergência, além de começar o controle do fogo, podem auxiliar na evacuação e ajudar a salvar vidas”, afirma o supervisor.

O que é a Brigada de Incêndio?

A brigada de Incêndio é formada por um grupo de colaboradores da empresa que se voluntariam para participar das ações de combate a incêndio promovidas pela organização, agindo para preservar a vida e os bens de uma instituição. Essa equipe é treinada para, em uma situação de emergência, realizar os primeiros socorros, coordenar a evacuação do prédio no caso de incêndios e outros tipos de acidentes, orientando as pessoas e atuando também na prevenção, como a checagem de extintores, saídas de emergências e outras ações.

Além disso, o treinamento técnico permite que os profissionais tenham os recursos necessários para lidar com situações emergenciais, além do controle emocional para agir em situações críticas, em que o fogo pode causar ferimentos graves, danos maiores ao patrimônio da empresa ou até mortes.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)

Isabela Maione – isabela.maione@ecco.inf.br