Foto: Divulgação

O Dia Internacional do Câncer Infantil é uma campanha mundial criada em 2002 para conscientizar a populações sobre a doença e apoiar pacientes e familiares para enfrentá-la. Na infância e adolescência, os tumores mais frequentes são as leucemias, relacionados ao sistema nervoso central e os linfomas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a enfermidade já representa a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes no Brasil, chegando a 8% dos casos. Diante desse cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo fazer com que a prevenção e o tratamento do câncer infantil seja uma prioridade.

De acordo com o INCA, crianças que apresentem sintomas devem procurar um médico imediatamente para serem avaliadas. Entre eles estão palidez, hematomas ou sangramento; caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores, sem febre ou outros sinais de infecção; perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, suores noturnos; inchaço abdominal; dor em membros como braços ou pernas ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção; fadiga, letargia ou mudanças no comportamento, como isolamento; tontura, perda do equilíbrio ou da coordenação.

“Essa data tem uma extrema importância, pois através dela podemos conscientizar todos, para que assim possam manter a atenção em qualquer possível sintoma”, afirma o diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), Getro de Oliveira Pádua. A instituição é responsável pela gestão das unidades de saúde Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual de Luziânia (HEL), Hospital Estadual de São Luís dos Montes Belos (HESLMB) e pelo Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), todos em Goiás.

Para Hercílio Ramos, cantor e apresentador do projeto “Amor Cantado”, desenvolvido nas unidades, “é necessário que crianças e adolescentes façam consultas regulares ao médico para avaliar a saúde física e metal como um todo e, diante de sinais de câncer, sigam as orientações profissionais.

Amor Cantado

O projeto foi criado há pouco mais de um ano com o objetivo de aliviar a dor emocional de pacientes hospitalizados. Nele, o engenheiro e cantor voluntário Hercílio Ramos faz apresentações temáticas ao vivo (lives), tendo no repertório músicas da MPB, clássicos sertanejos e rock. No ano passado, foram abordados temas como Outubro Rosa, conscientização sobre a AIDS, prevenção do câncer de Pele, entre outros.

A “live” Amor Cantado – Acolhimento Musical -, é transmitida para os hospitais administrados pelo IMED em Goiás – Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual de Luziânia (HEL), Hospital Estadual de São Luís dos Montes Belos (HESLMB) e pelo Hospital Estadual de Trindade (Hetrin). É também veiculada no Youtube através do canal “TV IMED”.