Durante a pandemia, o trabalho dos profissionais da fala cresceu consideravelmente e sua importância foi reconhecida por todos

Foto: Divulgação

Celebrado em 9 de dezembro, o Dia do Fonoaudiólogo busca trazer o reconhecimento pelo trabalho desses profissionais que têm um papel de extrema importância na saúde e comunicação das pessoas. Nos hospitais geridos pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, em Goiás, o time de fonoaudiologia é parte fundamental da equipe multidisciplinar. Neste ano, os especialistas tiveram um papel fundamental durante a pior fase da pandemia, com o atendimento e tratamento especializados de pacientes internados com a Covid-19.

Além do suporte à fala e respiração na recuperação de síndromes respiratórias, os fonoaudiólogos atuam para a melhor amamentação (estimulando a sucção e deglutição do bebê), motricidade orofacial (estimulando sucção, fala, mastigação e respiração em qualquer fase da vida), aperfeiçoamento da fala, audição, leitura e escrita dos pacientes internados, sempre com carinho e dedicação profissional.

“Muitas pessoas descobriram na pandemia a importância dos fonoaudiólogos, mas no dia a dia é importante saber mais sobre esta especialidade que é essencial na recuperação de pacientes dos hospitais IMED. Contamos com profissionais extremamente qualificados que estão prontos para atuar em prol da saúde da população sempre com o atendimento humanizado”, afirmou o diretor do IMED, Getro de Oliveira Pádua.

O paciente pode procurar o fonoaudiólogo por constar a necessidade pessoal ou por recomendação de profissionais da educação e saúde. Para Hercílio Ramos, engenheiro e cantor voluntário do projeto Amor Cantado, é necessário que as pessoas entendam mais sobre o profissional da fala. “Conhecer o trabalho dos fonoaudiólogos pode ajudar as pessoas a procurarem tratamento de possíveis distúrbios e ter assim mais qualidade de vida e saúde”, disse.

A “live” Amor Cantado – Acolhimento Musical -, é transmitida para o Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual de Luziânia (HEL), Hospital Estadual de São Luís dos Montes Belos (HESLMB) e pelo Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), todos Hospitais do IMED. Além de ser transmitida pelo Youtube através do canal “TV IMED”.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content