SERVIÇO AO CIDADÃO
A ouvidoria do Hetrin é o setor responsável por receber sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo hospital. O objetivo do serviço é garantir e ampliar o acesso dos usuários na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.
É um canal de comunicação que acolhe as demandas dos usuários e realiza busca ativa rotineiramente, intermediando soluções de acordo com as necessidades apresentadas pelos cidadãos. A unidade possui uma sala própria para atendimento presencial e também atende pelo telefone (62) 3030 0086, de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 18h, e as sexta das 08h às 13h e das 14h às 17h (exceto feriados).
SUS TAMBÉM TEM
A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OUVSUS) foi criada em 2003 e, atualmente, integra a Diretoria de Integridade (DINTEG) do Ministério da Saúde (MS); além de supervisionar as atividades de ouvidoria no âmbito do MS, compete à DINTEG fomentar e apoiar a promoção da transparência, do acesso à informação e da participação social; ainda na área de ouvidoria, deve estimular e promover a avaliação dos serviços públicos prestados pelo SUS.
A Lei nº 13.460, de 26/06/17, informa que para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos, as quais serão dirigidas à ouvidoria do órgão. Para isso, a OUVSUS disponibiliza os seguintes canais de atendimento: telefone (Disque Saúde 136), internet, carta e atendimento presencial.