Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Hutrin se adapta durante a pandemia e oferece à população saúde pública de excelência

Paciente Hutrin

O sistema de saúde público em Goiás salvou milhares de vidas nestes nove meses de pandemia. Preparado, o Estado abriu sete hospitais de campanha e adaptou outros quatro para atender os casos mais graves. Só no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), 8.135 pessoas passaram por atendimento no Pronto Socorro Covid-19, entre junho e novembro deste ano. Foram mais de 35 mil atendimentos no Pronto Socorro Geral (janeiro a novembro).

A unidade de saúde, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, foi adaptada entre maio e junho para auxiliar no combate à pandemia do Covid-19. O hospital passou a ter uma ala isolada, com leitos de enfermaria destinados ao tratamento de pacientes diagnosticados ou com suspeita de contaminação pelo vírus e inaugurou uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com oito leitos.

Para manter a descontaminação, o Hutrin passou por processos de desinfecção com pulverização eletrostática. Na maternidade, as mães receberam kits de higiene pessoal. Neste período de pandemia, a unidade desenvolveu também um sofisticado sistema de triagem, capacitou uma equipe multidisciplinar para atender os pacientes internados na UTI, realizou visitas às casas das pessoas para fazer o diagnóstico precoce, proporcionou testes de Covid-19 e EPIs a todos os profissionais.

Benfeitorias também foram necessárias para dar mais conforto a pacientes e familiares. A estrutura do prédio passou por reforma com pintura interna e externa, além da plotagem dos espaços para deixar o hospital mais moderno e acolhedor. Placas de sinalizações internas e externas foram atualizadas, os leitos obstétricos foram reformados e um tanque de oxigênio foi instalado.

“Oferecemos à população a melhor medicina possível, treinamos as equipes de saúde para que respeitassem ao mesmo tempo o sofrimento dos familiares e estivessem totalmente capacitadas para atender os pacientes com excelência”, diz Getro de Oliveira Pádua, diretor do IMED.

Humanização da saúde

Mesmo com todos os cuidados, em alguns momentos do ano, a pressão sobre o sistema de saúde levou autoridades do Estado a fazerem apelos à sociedade. A frase do ano foi “fique em casa” e as palavras de ordem no Hutrin para toda a equipe de saúde foram: resiliência, solidariedade e resistência.

Desta forma, o hospital conseguiu oferecer à população da região de Trindade atendimento de excelência e saúde humanizada. Foram dezenas de telefonemas entre pacientes isolados e seus familiares, intermediados pela equipe de enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos.

Na enfermaria, os pacientes com sintomas do coronavírus puderam também acompanhar um dos projetos de maior sucesso do IMED, o “Amor Cantado – Acolhimento Musical”. As músicas acalentaram e trouxeram esperança. Outro projeto importante foi o “Celebrando a Vida”, criado pelos colaboradores, com o objetivo de levar alegria e conforto aos pacientes aniversariantes.

Engajamento e capacitação

O hospital também entrou em importantes campanhas nacionais de conscientização, como o Outubro Rosa (câncer de mama), o Novembro Azul (câncer de próstata) e Dezembro Laranja e Vermelho, destacando a necessidade do diagnóstico precoce câncer de pele e o combate ao preconceito contra os portadores do vírus HIV.

A capacitação dos colaboradores também foi uma preocupação constante da equipe de gestão do IMED. Em 2020, o Hutrin promoveu treinamentos e palestras, como a parceria feita o Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas de São Paulo. A equipe de fisioterapeutas participou de um curso de capacitação sobre “Ventilação mecânica em fibrose pulmonar e doenças restritivas”, com o objetivo de aprender as melhores e mais eficazes formas de tratamento para pacientes com doenças restritivas em suporte ventilatório invasivo. 

“Temos um compromisso permanente com a saúde da população de Goiás. Novos desafios estarão por vir em 2021, mas estamos totalmente preparados”, diz Pádua.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.