Ação contou com palestras de integração para os colaboradores, além de decoração e comidas típicas “julinas”
Uma unidade hospitalar conta com recepcionistas, médicos, enfermeiros, profissionais da limpeza e demais colaboradores que se dedicam ao atendimento de qualidade e excelência à população. E quem cuida da qualidade de vida e da carreira daqueles que zelam pela saúde da comunidade? Os profissionais de Gestão de Pessoas (GP) que oferecem apoio, acolhimento e soluções para o desenvolvimento profissional por meio de atividades e formação contínua.
Um bom exemplo de ação da GP do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, para promover o bem-estar e a integração dos profissionais que atuam nas unidades de saúde, foi o “Arraiá do Conhecimento” que contou com a participação de mais de 400 colaboradores nas unidades do Hospital Regional de Luziânia (HRL), Hospital Regional de Formosa (HRF), Hospital Regional de São Luís dos Montes Belos (HRSLMB) e Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin).
De acordo com Adelson Júnior, gestor de pessoas do Instituto, o objetivo da ação foi proporcionar um momento leve e dinâmico entre os colaboradores que foram recebidos com decoração, comidas típicas como curau e canjica, e participaram de uma roda de conversa.
“Para nós da GP, não existe estratégia boa se as pessoas não estiverem engajadas. Foi pensando nisso e aproveitando a tradicional temática julina, que idealizamos o Arraiá do Conhecimento, espaço em que foram desenvolvidas rodas de conversa sobre o tema Trabalho em Equipe”, afirmou Adelson.
Um bom trabalho em grupo é imprescindível para o funcionamento de uma unidade de saúde, a soma de talentos, habilidades e características diferentes, contribuem para uma equipe mais capacitada e preparada, levando o trabalho com a população muito além do simples atendimento, mas proporcionando humanização, qualidade, acolhimento e esperança que resultam em vidas salvas.
Os colaboradores da Gestão de Pessoas, ou Recursos Humanos (RH), são indispensáveis para a boa gestão, pois são eles os responsáveis pelo recrutamento, contratação, treinamento e desenvolvimento da equipe e de suas carreiras. Neste cenário de pandemia da Covid-19, a contratação de profissionais da saúde cresceu em mais de 700% em todo o país, de acordo com os dados divulgados pelo site de empregos Catho.
“A área de gestão de pessoas está sempre buscando oferecer condições para o aperfeiçoamento do público interno. Entendemos que um bom atendimento ao cliente vem da humanização dos nossos serviços e passa pela qualificação dos profissionais que atuam em um ambiente cooperativo gerando resultados”, finalizou o Adelson Júnior.
De acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB), foram registrados altos índices de exaustão física, ansiedade, desgaste emocional e sobrecarga nas instituições médicas. Para apoiar seus colaboradores neste momento, as unidades hospitalares do IMED oferecem acompanhamento psicológico, treinamentos, palestras e ações que visam o bem-estar e as relações entre seus profissionais.