Todos os serviços do Hetrin operaram normalmente, com a equipe pronta para atender todos os romeiros.

Durante os 10 dias da tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, o município de Trindade recebeu 1,2 milhão de pessoas apenas nos primeiros três dias, conforme o balanço apresentado no Centro Administrativo Municipal. O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás, esteve totalmente preparado para realizar atendimentos de urgência e emergência à população de Trindade, da região e aos romeiros. Ao todo, foram realizados 1.860 atendimentos durante o período da Romaria.

Preocupados com o bem-estar dos romeiros, a equipe multiprofissional do Hetrin, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), se antecipou para a Romaria do Divino Pai Eterno, oferecendo orientações sobre a importância da higienização das mãos ao visitar as barracas, cuidados para evitar aglomerações e exposição ao sol, além de medidas preventivas para evitar acidentes durante o desfile de carro de boi.

Vânia Fernandes, diretora da unidade, enfatizou a preparação da equipe para a Romaria. “Nossa equipe se antecipou ao oferecer orientações para garantir uma festa saudável para todos os romeiros, e tudo ocorreu com tranquilidade”, afirmou a gestora. Durante o evento, as especialidades médicas mais demandadas no pronto-socorro foram clínica geral e ortopedia, refletindo o perfil das emergências do Hetrin.

As dicas elaboradas pela equipe de fisioterapia da unidade para a caminhada da fé na Rodovia dos Romeiros, que totaliza 18 km, orientaram os devotos a garantir um trajeto tranquilo e seguro. Este ano, segundo estimativa da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), o percurso recebeu aproximadamente 3 milhões de fiéis.

Atendimentos

O pico mais alto de atendimentos durante a Romaria ocorreu na quinta-feira (04/07), coincidindo com o desfile de carros de boi, quando mais de 220 pessoas foram atendidas na unidade. Segundo Pollyana Bueno, gerente assistencial do Hetrin, “o número de atendimentos a Romeiros esteve dentro do esperado e o hospital preparado para atender a todos”.

Durante os dias da Romaria, os atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas e de emergência no Hetrin ocorreram normalmente, conforme a demanda e encaminhamento da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás. Os pacientes que necessitaram de atendimento no Pronto-Socorro passaram pelos procedimentos padrão da unidade, incluindo a classificação baseada no Protocolo de Manchester, disponível 24 horas por dia. Em caso de necessidade, os pacientes foram regulados via Complexo Regulador Estadual (CRE) para outros hospitais com a especialidade necessária.

Assessoria de Comunicação do Hetrin