Capacitação acontece mensalmente com o time de enfermagem e abordou cuidados com estomia, cateterismo e hipodermóclise
Entre os dias 6 e 8 de novembro, o Hospital Estadual de Trindade (HETRIN) realizou um treinamento para a equipe assistencial focado em estomia, cateterismo e hipodermóclise. Com o objetivo de aprimorar as práticas de cuidado e fortalecer a assistência aos pacientes, a iniciativa faz parte do esforço contínuo da instituição para capacitar seus profissionais e manter o compromisso com a excelência no atendimento. A ação foi conduzida pela equipe de especialistas da unidade, que compartilhou conhecimentos teóricos e práticos sobre esses procedimentos essenciais.
“Mensalmente, realizamos treinamentos com nossa equipe assistencial para promover o alinhamento dos processos e melhorar a qualidade da assistência. Essa prática não apenas garante o domínio das técnicas, mas também fortalece nossa capacidade de atender de forma humanizada”, ressalta A Dra. Ester Mariana, coordenadora da Clínica Médica do hospital.
Durante o curso, os profissionais tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, discutir casos clínicos e buscar atualizações sobre as melhores práticas nos cuidados de saúde. Essa interação, segundo a Dra. Ester, é fundamental para a equipe aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira mais eficiente. “Esses treinamentos são uma chance para nossa equipe resolver qualquer dúvida que possa surgir. Isso resulta em uma assistência mais precisa e com maior qualidade”, destaca.
Capacitação sobre procedimentos essenciais
O treinamento abordou três procedimentos fundamentais e presentes no dia a dia do profissional de enfermagem: a estomia, que cria uma abertura artificial para a eliminação de resíduos; o cateterismo, que envolve a inserção de um cateter para monitoramento ou administração de medicamentos e fluidos; e a hipodermóclise, uma técnica de infusão de líquidos sob a pele, utilizada quando o acesso intravenoso não é possível.
Compromisso com a saúde
A capacitação contínua da equipe sobre esses temas contribui que os profissionais possam oferecer o melhor cuidado durante a jornada do paciente no ambiente hospitalar. “Ao investir no conhecimento e na formação contínua, garantimos um atendimento que realmente transforma vidas”, explicou Ester.
No Hetrin, diversas ações são promovidas visando garantir a excelência nos procedimentos médicos com o foco na qualidade do atendimento ao paciente. A cada atualização, a unidade do governo do Estado de Goiás, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimentos – IMED, torna – se mais preparada para enfrentar os desafios da saúde e continuar oferecendo o cuidado seguro e humanizado.
Assessoria do Hospital Estadual de Trindade