Diagnóstico precoce do câncer de próstata salva vidas: entenda os exames e como prevenir a doença
A campanha Novembro Azul é dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata. A iniciativa busca incentivar o cuidado com a saúde masculina por meio da realização de exames preventivos. Contudo, mitos e a falta de informação ainda afastam muitos homens desses cuidados, comprometendo o diagnóstico precoce da doença e, consequentemente, o tratamento eficaz.
Com o objetivo de informar a população e combater preconceitos, o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, por meio da sua equipe de urologia, reuniu várias orientações com o objetivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes.
Uma das perguntas mais comuns entre os pacientes, especialmente os mais idosos, é sobre o que é a próstata e qual sua função, conforme destaca o médico urologista do Hetrin, Dr. Wagner Kono. “A próstata é um órgão localizado entre a bexiga e a uretra, cuja principal função é conferir qualidade ao sêmen. Além disso, é na próstata que se produz o PSA, sigla para Antígeno Prostático Específico, uma proteína fundamental para o diagnóstico de alterações na glândula”, explica o especialista.
Diagnóstico
O diagnóstico do câncer de próstata pode ser realizado por meio de dois exames. “Através do exame de sangue, avaliamos o PSA. Valores muito elevados podem indicar aumento da próstata, infecção ou mesmo câncer. No entanto, o PSA isolado não é suficiente; é fundamental realizar também o exame físico com o toque retal. Trata-se de um procedimento simples, rápido e indolor, que fornece informações importantes, como a presença de nódulos, irregularidades e se o paciente sente dor”, ressalta o urologista.
O médico do Hetrin enfatiza que homens a partir dos 50 anos devem realizar o exame de toque retal e o PSA regularmente. “Se você tem mais de 45 anos e apresenta fatores de risco, como obesidade, ser afrodescendente ou histórico familiar positivo para câncer de próstata, deve realizar os exames precocemente. Não espere pelos sintomas”, alerta ele.
Além dos exames preventivos, adotar hábitos saudáveis, como manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos e evitar o consumo de álcool e tabaco, contribui para a saúde geral e pode reduzir os riscos associados ao câncer de próstata. O Hetrin, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, reforça a importância de consultas regulares com um urologista e convida todos os homens a abraçarem os cuidados com sua saúde durante o Novembro Azul.
Assessoria do Hospital Estadual de Trindade