Campanha promove reflexão entre colaboradores sobre a importância da higiene

A equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Estadual de Trindade, unidade do governo de Goiás com administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, realizou uma ação interna para ensinar sobre os “5 Momentos de Higienização das Mãos”. A iniciativa destacou a importância de manter as mãos limpas e explicou os riscos associados à falta de higienização. O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro, visando alcançar todos os colaboradores.

“A higienização das mãos é a medida mais barata e eficiente no controle da disseminação dos microrganismos. É importante ressaltar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) preconiza 05 momentos essenciais de higienização das mãos durante à assistência ao paciente”, explica Laiany Miranda, coordenadora de CCIH.

A lavagem correta das mãos é essencial em ambientes hospitalares, pois reduz, de forma simples, a infecção nos locais que devem permanecer livres de bactérias. Sendo as mãos um dos principais veículos de contaminação em ambientes de saúde, a higienização adequada é fundamental para proteger pacientes e profissionais.

Unidade do governo de Goiás, conscientiza colaboradores sobre a importancia da higienização das mãos.

Os 5 momentos

Todos os momentos fundamentais para a higienização das mãos abordados na ação são diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tornar a prática uma cultura dentro do ambiente hospitalar é de fundamental importância para a prevenção de infecções, protegendo profissionais e pacientes.

Veja, abaixo, os 5 Momentos de Higienização das Mãos:

1. Antes de tocar no paciente;

2. Antes de realizar um procedimento asséptico;

3. Após o risco de exposição a fluidos corporais;

4. Após tocar no paciente;

5. Após tocar em superfícies próximas ao paciente.

É importante lembrar que o processo de lavagem das mãos deve seguir técnicas específicas ao aplicar os 5 momentos, incluindo o uso de água e sabão ou álcool em gel. O tempo recomendado para a lavagem é de pelo menos 20 segundos. Todas as partes das mãos são importantes, incluindo entre os dedos e sob as unhas.

Na ação promovida no Hetrin, os colaboradores de todos os setores aprenderam de forma lúdica sobre o impacto da falta de lavagem das mãos e todas as etapas corretas de higienização. “A nossa campanha visou mobilizar os profissionais sobre importância das medidas de prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, além de impactá-los sobre possíveis consequências que essas infecções podem causar. O nosso objetivo é promover cada dia mais a segurança do paciente”, finaliza Laiany Miranda.